A importância de saber usar as mídias sociais
*Joseane Vieira
Coordenadora de atendimento ao cliente – Nascimento MKT
Com o cenário digital cada vez mais aquecido, as empresas estão percebendo a importância de usar as mídias sociais para gerar tráfego e resultados significativos, tanto no que se refere ao posicionamento de marca, quando na geração de negócios a partir do meio digital. No entanto, para que se tenham bons resultados, especialmente no que se refere ao alcance das suas publicações, é necessário aprender sobre a lógica de funcionamento das mídias sociais.
O algoritmo das redes sociais mais usadas no mundo (Facebook, YouTube e Instagram) trabalha com praticamente o mesmo conjunto de critérios para apresentar as publicações de forma automática aos usuários destas redes. Assim que se abre a página inicial e começa a navegar, as informações do usuário são coletadas conforme a interação, seja curtida, comentários ou compartilhamentos. Parâmetros que fazem “mover” a engrenagem das redes. O temido “algoritmo”, neste caso, pode se comparado a uma peça de engrenagem para movimentar a máquina.
Já com relação aos dados coletados, os mesmos mostram exatamente com o que as pessoas se interessaram. De forma prática, isto sugere que o dono da rede (marca), precisa trabalhar com conteúdo rico em informação e interação, para garantir que o usuário tenha cada vez mais interesse pelas postagens da sua empresa.
Ter um impacto positivo em sua marca e alcançar grandes resultados requer algumas ações necessárias ao sucesso; vejamos algumas: descobrir os melhores horários para as postagens, ter uma frequência nos horários estratégicos, conhecer seus seguidores, criar conteúdo interessante e que seja compartilhável – que estimule o engajamento além da curtida -, através de material relevante e autêntico, além de investir em anúncios. Outra dica muito importante é usar os novos recursos das plataformas, que vivem em constante atualização, no momento em que a ferramenta é lançada, pois a rede social tende a recompensar os perfis que criam conteúdos usando esses recursos.
Fazer marketing nas redes sociais é importante para divulgar sua marca, conquistar novos clientes e fixar sua audiência. O exercício do dia é colocar pelo menos uma parte destas dicas em prática!