O impacto de escrita (in)correta nas mídias digitais

Roberta Vuaden 

Revisora – Equipe Nascimento Marketing de Conteúdo e Mídias 

 

Sabemos que a língua portuguesa é repleta de detalhes e, mesmo nós, falantes nativos, estamos propensos a cometer algum erro na hora de expor uma ideia. Claro, podemos pensar que ter esse domínio seja função de um profissional que trabalhe diretamente com a escrita; porém, falando no universo do marketing e dentro da realidade de relação entre empresa – cliente – um erro de escrita ou ortografia pode arruinar uma publicação de várias maneiras, uma vez que, afeta a qualidade, a credibilidade e a compreensão do conteúdo. 

Todos nós devemos ter a ciência de que a escrita correta na internet desempenha um papel fundamental em várias áreas e contextos. Por isso, destaco aqui alguns aspectos importantes a serem observados na escrita, especialmente para você que preza por manter sua imagem intacta e respeitada.  

Primeiramente, busque, acima de tudo, uma comunicação eficaz, já que a escrita correta facilita a comunicação; uma vez que frases, gramaticalmente corretas, tornam a mensagem mais clara e fácil de entender. Isso ajuda a evitar “mal-entendidos” e interpretações equivocadas, pois erros de gramática podem causar muita dor de cabeça e conflitos desnecessários.  

Além disso, tenha em mente que se quiser persuadir um consumidor, um cliente por exemplo, ou apenas difundir uma ideia, os textos bem escritos são mais fáceis de se compreender; e esse é um fator crucial para que você consiga alcançar seu objetivo. Isso é de suma importância na internet, uma vez que as pessoas geralmente estão lendo rapidamente em dispositivos eletrônicos. A escrita correta ajuda a manter o interesse do leitor e não deixar que este se distraia ou perca o interesse no seu conteúdo. Mantenha a clareza de informações, pois isso ajudaria a garantir que a sua ideia seja transmitida de maneira precisa e completa. 

Afinal, você já deve ter visto publicações com erros, e sabe o quanto isso pode gerar desvalorização. Independente da qualidade e importância das informações que estejam expostas nele. As pessoas podem assumir que o conteúdo é de baixa qualidade, por lerem um pequeno deslize; afinal o cérebro costuma focar nos erros após percebê-los automaticamente.  

Pensando também em diferentes contextos profissionais, como e-mails comerciais, sites de empresas e mídias sociais corporativas, a escrita correta é essencial para transmitir uma imagem de profissionalismo e competência à sua empresa ou produto. Erros de escrita podem e, provavelmente, irão prejudicar a credibilidade de uma empresa ou indivíduo. 

Falando nisso, sempre preze pelo respeito pelo seu leitor, já que ele pode ser um cliente, amigo e, até mesmo, quem sabe uma futura parceria promissora, que pode não se concretizar por ter visto textos cheios de erros; afinal isso seria sinal de descuido ou falta de consideração pelo público. Isso pode prejudicar a confiança dos leitores no conteúdo e na pessoa ou marca por trás dele. 

A escrita correta desempenha um papel crucial na mídia, melhorando a comunicação, a credibilidade, a acessibilidade e a qualidade do conteúdo. Para evitar que erros de escrita prejudiquem suas publicações, é fundamental revisar e editar cuidadosamente o material antes de publicá-lo. É sempre uma boa prática usar ferramentas de correção ortográfica e gramatical, pedir a opinião de revisores e reservar um tempo para uma revisão minuciosa. Investir na qualidade da escrita pode melhorar a eficácia da sua comunicação e ajudar a manter a sua reputação online.

Compartilhe