A importância de uma comunicação assertiva nos dias atuais

Kauãne Moraes Machado 

Atendente – Equipe Nascimento Marketing de Conteúdo e Mídias  

 

Nas últimas décadas vemos cada vez mais as plataformas digitais se tornarem presentes e necessárias em nossas vidas, e nós, consequentemente, cada vez mais dependentes delas. O uso de celulares, tablets, computadores, e outros dispositivos móveis vêm se tornando um hábito presente desde muito cedo para as últimas gerações, e, por mais que este costume pareça algo inofensivo, é capaz de mudar negativamente nossa capacidade de processar informações. 

Podemos perceber, por exemplo, vídeos curtos sobre um determinado assunto tomando o lugar de vídeos longos, independente destes, na maioria das vezes, serem mais ricos em informações. Isto se explica; nos tornamos dependentes de informações instantâneas, que não nos exigem esforço para a compreensão.  

Um exemplo desta “tomada de lugar” pode ser ilustrado se analisarmos o YouTube, que há pouco tempo, adicionou na plataforma os chamados Shorts, que são vídeos curtos, semelhantes aos Reels do Instagram. 

Mas, qual a relação do Shorts, a nova sensação do streaming com uma comunicação mais assertiva? Sabendo que nos tornamos dependentes de informações mastigadas e rápidas – dentro do meio digital – e que gastamos boa parte de nosso tempo neste meio. Sabemos também que nosso cérebro passa a ter dificuldade para processar quaisquer informações um pouco mais extensas, complexas e não tão claras, que sejam passadas na vida real. 

Quando atendemos um cliente, por exemplo, é necessário ter ciência de que ele não sabe sobre o produto ou serviço como nós, e nem tem essa obrigação de saber. É comum que, muitas vezes, as dúvidas nos pareçam óbvias ou básicas demais, e isso acaba afetando a paciência de esclarecer, de forma simples e objetiva, o que foi questionado. Por vezes, nos encontramos também com dificuldade em transmitir uma mensagem, ou, com a dificuldade do outro de nos compreender. Em momentos como esses devemos lembrar: o que é óbvio para cada um, também precisa ser dito, como os Shorts: de forma limpa, clara e objetiva. Exatamente isso que você leu – o óbvio precisa ser dito – até porque, só se torna óbvio para o outro, depois de mencionado. 

Nosso cuidado agora redobra com a forma escolhida para expressar o que queremos dizer. É de extrema importância mantermos o compromisso com as normas gramaticais, pois a língua mãe, o Português, ajuda inclusive a manter o diálogo claro, simples e objetivo, e isso viabiliza uma comunicação de fácil compreensão para todos. Ser assertivo na comunicação atual é ser simples, objetivo e direto.  

Compartilhe