Impressão gráfica e mídias digitais andam juntas

Robson Mocellin

Designer Gráfico – Equipe Nascimento Marketing

A impressão gráfica e mídias digitais são atividades que englobam uma vasta gama de práticas e técnicas, ambas determinadas a criar gráficos visuais destinados ao consumo em mídias impressas ou em plataformas digitais. Esta área é fundamental no design gráfico, já que grande parte do conteúdo visual atualmente é distribuído e consumido digitalmente.

As mídias digitais referem-se à criação e reprodução de imagens gráficas, que são especificamente projetadas para serem visualizadas em dispositivos digitais, sejam computadores, tablets ou smartphones, em plataformas como em websites, blogs, redes sociais, anúncios digitais e e-mails. Ao contrário da impressão tradicional, que envolve todo um processo de transferência via impressão para papel ou outros materiais físicos.

Manter a consistência visual em todas as suas imagens digitais é crucial para o branding – ou seja – a imagem de uma marca. Usando uma paleta de cores consistente, tipografia uniforme e estilos visuais similares em todas as suas peças gráficas, chamado de Manual de Identidade Visual. Isso ajuda a construir uma identidade de marca forte e reconhecível em todos os canais digitais, para garantir uma apresentação coesa e profissional da marca.

Na impressão tradicional o cliente envia o arquivo digital do material que deseja imprimir, que pode ser um livro, folheto, cartaz, cartão de visita, por exemplo. O arquivo é geralmente enviado em formatos, como o PDF, que preserva a qualidade e a integridade das imagens e textos. Após o recebimento do arquivo, o arte finalista irá verificar o arquivo para garantir que não haja erros e que esteja em conformidade com as especificações de impressão. Nesse momento serão previstos todos os processos da indústria gráfica, desde a gravação das matrizes, corte, vinco, grampo, para que, no corte final nenhuma informação seja cortada no refile final. É muito importante a criação de uma prova digital ou física, chamada de mockup, para que o cliente aprove a versão final antes da impressão.

A impressão gráfica para mídias digitais é uma disciplina essencial no design moderno, exigindo uma combinação de habilidades técnicas e criatividade. Com a compreensão das técnicas apropriadas, ferramentas disponíveis e melhores práticas, os designers podem criar gráficos digitais impressionantes, que capturem a atenção, comuniquem eficazmente e reforcem a identidade de uma marca. O que o mercado vem sentindo é que, ao tempo que a quantidade de material impresso, em especial flyers e folders estão sendo substituídos pelas mídias digitais, é de que ambos necessitam do trabalho de um designer gráfico. À medida que o consumo de conteúdo digital continua a crescer, a importância de gráficos digitais de alta qualidade só aumentará, tornando este campo uma área vibrante e dinâmica de exploração e inovação.

Compartilhe