Redes sociais e a influência na construção de marcas

Taylor Córdova

Designer do time Nascimento Marketing de Conteúdo e Mídias

 

No contexto atual, as redes sociais são de certa forma indispensáveis para a imagem de uma marca. Estar presente no digital tornou-se algo necessário para que a empresa se mantenha conectada ao seu público-alvo, permitindo a construção de laços mais estreitos que geram maior intimidade entre a marca e o cliente. A construção de laços de fidelidade, credibilidade e consumo – ora valorizados na mídia tradicional – passa agora, obrigatoriamente, pelo mundo digital.

As redes sociais auxiliam as marcas na criação e solidificação de uma identidade autêntica e profissional que, por meio destas, tornou o contato com o cliente algo mais fácil e prático. Através de conteúdos estratégicos as empresas puderam compartilhar o real significado de visão, missão e valores, resultando em conversões mais assertivas.

Vale lembrar que, são esses conteúdos estratégicos que resultarão nas métricas dos resultados e engajamentos em seus perfis, nas redes sociais. Afinal, postar apenas para se manter ativo não irá causar nenhum efeito, o que pode se agravar com a perda de seguidores e de possíveis leads com a sua marca.

Neste caso, o engajamento positivo é a consequência dos conteúdos que geraram valor ao seu cliente, permitindo a contribuição da visibilidade, e o fortalecimento de feedback que o consumidor terá com a sua empresa, sendo monitorado pelas reações, curtidas, comentários, compartilhamentos, entre outros.

Em outras palavras: além de comunicar de forma diferente, a mensagem mudou. Não se “vende” mais simplesmente por vender. Quem tem um produto ou serviço para negociar, precisa pensar fora da caixa. Necessita humanizar, trazer valor e emoção, para que o cliente se sinta convidado a desfrutar dos benefícios do que ele vê na vitrine digital das redes sociais.

As redes sociais podem ser a grande aliada que a sua marca precisa. Mas lembre-se, é importante manter a sua empresa atualizada e com conteúdos que gerem valor ao seu negócio, tornando-se referência no mercado digital. Como diz Sergio Schmidt, criador de conteúdo do Metaverso, “as redes sociais não são para amadores”. De fato, é latente a profissionalização do conteúdo, e profissionalização dos processos de comunicação em todos os ambientes.

Lembre-se que sua marca ou imagem profissional está associada ao valor que tem o seu negócio. Para alguns ramos e segmentos empresariais, a marca é o principal patrimônio de uma empresa. A criação da reputação e dos valores de um negócio é uma tarefa profissional.

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